22 de Junho de 2026
A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu realizou, nesta segunda-feira, 22, a Audiência Pública de Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, instrumento que estabelece as diretrizes para a gestão e o manejo adequado dos resíduos sólidos no município.
A revisão do plano tem como objetivo atualizar as ações e metas da política municipal de resíduos, adequando-as às exigências da legislação federal e às necessidades atuais de Santa Terezinha de Itaipu. O trabalho conta com apoio técnico do Sebrae e leva em consideração os avanços conquistados pelo município nos últimos anos, como o fortalecimento da coleta seletiva, a valorização dos recicladores e a implantação da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO).
Participaram da audiência o prefeito Bim, o vice-prefeito Dr. Pedro, vereadora Claudete Brambatti , secretário municipal de Agropecuária, Rafael Garcia Neto, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Parnoff, o diretor de Resíduos Sólidos, Arlenio Boaroli, além de servidores públicos, lideranças e membros da comunidade.
A apresentação técnica foi conduzida pela Dra. Ana Solange Biesek, pós-doutora em Indicadores de Gestão de Resíduos Sólidos, que apresentou o diagnóstico atual do município os avanços já alcançados e as metas e ações previstas para os próximos anos.
A audiência também abriu espaço para sugestões e contribuições da população, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a participação popular e a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.