ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Santa Terezinha de Itaipu adere ao Programa Proteja de Atenção e Prevenção à Obesidade Infantil 
16 de Novembro de 2023

O primeiro passo para prevenir a obesidade infantil é a alimentação saudável, além do trabalho intersetorial entre as diversas áreas, como saúde, esporte e educação. Pensando nisso, a Administração Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, por meio da Secretaria de Saúde e de Educação, aderiu à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).

No município, o programa que teve início no dia 9 de novembro, consiste em encontros semanais realizados nas quintas-feiras, às 8h30 e às 16h. O projeto é conduzido pela fisioterapeuta Bruna Warken e também conta com a participação das nutricionistas do município, Gislâine Verônica da Silva e Josiane Debastianido, e do Agente de Saúde, Marcos de Souza. 

“Esse programa é de suma importância porque trata da obesidade infantil, por meio de atividades físicas conhecidas pelas crianças e de fácil execução, além de orientações sobre a importância da alimentação saudável com os pequenos e os pais”, explicou o secretário de Saúde, Fábio de Mello. 

O Proteja

O programa tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, e destina R$ 90 milhões para fortalecer a implementação de ações efetivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do SUS, em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade. E para enfrentar esse cenário, neste ano, a campanha contra a obesidade infantil do Ministério da Saúde reforça a responsabilidade de todos em cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.